SuperVia e Governo do Estado investirão R$ 2,4 bilhões no sistema ferroviário da Região Metropolitana
O secretário de Transportes, Júlio Lopes, o presidente da Odebrecht TransPort, Paulo Cesena, e o presidente da SuperVia, Carlos José, detalham investimentos para os próximos anos e adiantam as ações imediatas que compõem o Programa “SuperVia em Movimento”
Rio de Janeiro, 13 de junho de 2011 – O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a SuperVia estão investindo R$ 2,4 bilhões para aperfeiçoamento da gestão e operação do sistema ferroviário urbano. Esta ação marca o início da nova formação societária da SuperVia: 60% controlada pela Odebrecht TransPort e 40% por fundos de investimentos estrangeiros. O contrato de concessão da SuperVia foi prorrogado por mais 25 anos, sendo válido até 2048. De acordo com o novo contrato, cujo cronograma prevê investimentos até 2020, o Governo deverá fazer aporte de R$ 1,2 bilhão na aquisição de 90 novos trens, todos com ar condicionado. Destes, 34 já foram adquiridos e começam a operar entre 2011 e 2012. O investimento da SuperVia, também de R$ 1,2 bilhão, inclui a aquisição de outros 30 novos trens climatizados, reforma e instalação de refrigeração em 73 trens de aço inox, implantação de um novo sistema de sinalização, modernização da infraestrutura e intervenções em 98 estações, além da revitalização do ramal Guapimirim. Ainda para este ano de 2011, a SuperVia preparou um conjunto de ações imediatas, que extrapolam o contrato com o Governo, batizado de SuperVia em Movimento.
“O sistema de trens urbanos do Grande Rio passou por décadas de total abandono e falta de investimentos. Desde 2007 estamos trabalhando fortemente na revitalização de toda rede, que já conta com 38 trens com ar condicionado. Compramos 34 novos trens chineses, que começam a ser embarcados em julho. Em alguns meses daremos início ainda a uma nova licitação para aquisição de mais 60 trens. Estou certo de que tais ações, em conjunto com as intervenções já em curso pela concessionária, resultarão num novo modelo de gestão para o transporte sobre trilhos no Rio de Janeiro, proporcionando mais segurança, conforto e agilidade às viagens da população”, comemora o secretário Julio Lopes.
Em novembro de 2010, a Odebrecht TransPort assumiu o controle da SuperVia. A empresa da Organização Odebrecht, criada no ano passado, irá intensificar sua presença nos setores de mobilidade urbana, concessões rodoviárias, logística integrada e aeroportos.
“A chegada da Odebrecht TransPort à SuperVia acontece em um momento de grande importância para a cidade do Rio de Janeiro. Nossa missão é ampliar o conforto, a segurança e a pontualidade na condução de milhares de pessoas que usam os trens da SuperVia no dia a dia, permitindo deslocamentos eficientes na Região Metropolitana”, afirma Paulo Cesena, presidente da Odebrecht TransPort.
Para Carlos José Cunha, presidente da SuperVia, os investimentos possibilitarão a oferta de um serviço com mais qualidade aos clientes, uma prioridade para a empresa. “Já estamos fazendo melhorias. Pela própria natureza do negócio, algumas serão percebidas a médio e longo prazos. Por esta razão preparamos um plano de ações de curto prazo, o SuperVia em Movimento, para que os usuários da SuperVia já possam sentir os avanços ainda este ano”, diz Carlos José Cunha.
O SuperVia em Movimento é um conjunto de ações que serão colocadas em prática ainda em 2011. Fazem parte do planejamento: intervenções diferenciadas em estações e na Central do Brasil; aprimoramento dos padrões de limpeza das vias, trens e estações; remodelação da via permanente; valorização do carro feminino; implantação de operação por carrossel (sistema de intervalos); redução do vão entre o trem e a plataforma; fidelização de plataformas de embarque e desembarque na Central do Brasil; modernização do Centro de Controle Operacional (CCO); implantação de um sistema de comunicação direta entre o CCO e as composições; instalação de câmeras de segurança nas estações; incentivo ao uso de bicicletas e automação na lavagem dos trens.
Sobre a SuperVia
A SuperVia é composta por uma malha viária de 270 km e chegou ao fim de 2010 com média de 540 mil passageiros por dia útil, 136 milhões de passageiros transportados no ano, sendo 129 milhões pagantes. O trecho com maior movimento é o Ramal Japeri, com 120 mil passageiros por dia. Hoje, a frota em operação é composta por 160 composições, sendo 38 com ar-condicionado e 589 carros. São 98 estações que atendem a 12 municípios (Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo, Japeri, Magé, Paracambi e Guapimirim).
Em novembro de 2010, a Odebrecht TransPort assumiu o controle da SuperVia. A empresa da Organização Odebrecht, criada no ano passado, irá intensificar sua presença nos setores de mobilidade urbana, concessões rodoviárias, logística integrada e aeroportos.
“A chegada da Odebrecht TransPort à SuperVia acontece em um momento de grande importância para a cidade do Rio de Janeiro. Nossa missão é ampliar o conforto, a segurança e a pontualidade na condução de milhares de pessoas que usam os trens da SuperVia no dia a dia, permitindo deslocamentos eficientes na Região Metropolitana”, afirma Paulo Cesena, presidente da Odebrecht TransPort.
Para Carlos José Cunha, presidente da SuperVia, os investimentos possibilitarão a oferta de um serviço com mais qualidade aos clientes, uma prioridade para a empresa. “Já estamos fazendo melhorias. Pela própria natureza do negócio, algumas serão percebidas a médio e longo prazos. Por esta razão preparamos um plano de ações de curto prazo, o SuperVia em Movimento, para que os usuários da SuperVia já possam sentir os avanços ainda este ano”, diz Carlos José Cunha.
O SuperVia em Movimento é um conjunto de ações que serão colocadas em prática ainda em 2011. Fazem parte do planejamento: intervenções diferenciadas em estações e na Central do Brasil; aprimoramento dos padrões de limpeza das vias, trens e estações; remodelação da via permanente; valorização do carro feminino; implantação de operação por carrossel (sistema de intervalos); redução do vão entre o trem e a plataforma; fidelização de plataformas de embarque e desembarque na Central do Brasil; modernização do Centro de Controle Operacional (CCO); implantação de um sistema de comunicação direta entre o CCO e as composições; instalação de câmeras de segurança nas estações; incentivo ao uso de bicicletas e automação na lavagem dos trens.
Sobre a SuperVia
A SuperVia é composta por uma malha viária de 270 km e chegou ao fim de 2010 com média de 540 mil passageiros por dia útil, 136 milhões de passageiros transportados no ano, sendo 129 milhões pagantes. O trecho com maior movimento é o Ramal Japeri, com 120 mil passageiros por dia. Hoje, a frota em operação é composta por 160 composições, sendo 38 com ar-condicionado e 589 carros. São 98 estações que atendem a 12 municípios (Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo, Japeri, Magé, Paracambi e Guapimirim).
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